
Sobre a comunicação do risco

"A comunicação do risco é um processo interativo e deliberado de troca de informação sobre riscos (natureza, gravidade e aceitabilidade) entre indivíduos, instituições e comunidades relativo a situações que ameaçam a saúde, segurança ou ambiente.
A finalidade da comunicação do risco é a capacitação do público-alvo. Ao incluir conselhos sobre comportamentos redutores do risco (por exemplo, no decurso de surtos por doenças transmissíveis), a comunicação do risco assume-se como um instrumento fundamental de gestão do risco em saúde pública.
O Autor aborda o processo da comunicação do risco como parte integrante da análise do risco (avaliação, gestão e comunicação do risco). É destacada a importância dos determinantes psicossociológicos da efetividade da comunicação do risco, incluindo perceções, receios e valores do público em geral.
A efetividade da comunicação do risco assenta na transparência do processo de gestão do risco que deverá incluir todas as partes envolvidas, incluindo o público e os mass media, e na adequação da mensagem ao público-alvo.
A divulgação de informação relacionada com riscos em saúde e destinada ao público em geral é uma das estratégias de gestão do risco que, pela sua especificidade, incumbe a médicos de saúde pública peritos em comunicação do risco. "
COMUNICAÇÃO DO RISCO EM SAÚDE PÚBLICA Lúcio Meneses de Almeida Departamento de Saúde Pública e Planeamento, Administração Regional de Saúde do Centro, IP Coimbra, Portugal